A palavra « Azulejo » vem do árabe « azulydj » que significa pedra polida. Os Mauros estão na origem dos azulejos. Pois os azulejos apareceram em Portugal por intermédio da estreita vizinhança entre a península Ibérica e os povos do norte da África: a conquista de Céuta (Marrocos) em 1415 pelos Portugueses e também a ocupação do território português durante cinco séculos pelos Árabes.
Os azulejos são como mosáicos. Eles representam frequentemente cenas históricas, bíblicas, rupestres, bucólicas, paisagens, a fauna, a flora... Os azulejos no início não retratavam (sob influência da cultura moçárabe) alguém ou alguma coisa: eram azuis sobre fundo branco, com motivos decorativos repetitivos mas agora os mais modernos são coloridos (o Metro de Lisboa serviu por exemplo de « hall de exposição » para a criação de painéis de azulejo). Esta arte desenvovleu-se subretudo em Portugal e suas colónias fazendo hoje parte da imagem de marca de Portugal pelo mundo fora.
O museu nacional dos azulejos de Lisboa é um dos museus mais importantes da cerâmica. Em Portugal há muitos azulejos nas ruas, sobre as casas , as igrejas , os jardins e sobre as paredes dos mais diversos edifícios. No museu dos azulejos em Lisboa hà um grande azulejos que representa Lisboa antes do terramoto de 1755.
Fotografia do Palácio dos Marqueses da Fronteira do site www.historiadeportugal.info (clique na imagem para aceder à galeria de fotos)
Artigo redigido por Lena e Meline
Comentários