Rute Norte: Uma artista viajante

 

Os alunos de portugês e no meio Rute Norte

Descobrimos obra e vida da artista plástica Rute Norte graças ao site oficial. Primeiro pela sua faceta de aventureira: gosta de pegar na bicicleta e percorrer países longínquos, solitária e com vontade de ir ao encontro de outras culturas. Através das suas crónicas descobrimos alguns países lusófonos como São Tomé e Príncipe ou Timor, como as ilhas portuguesas Açores e Madeira. Contactamos a artista viajante e, de pronto, nos respondeu. Marcamos encontro no castelo e São Jorge em Lisboa, aquando da nossa viagem de estudo em março de 2023, e preparamos uma entrevista. Podem descobrir aqui o resultado desse encontro.


Rute Sofia Norte (nome completo) ou Runa (nome de artista), nasceu em Lisboa. Ela é conhecida por suas pinturas e viagens pelos quatro cantos do mundo.

Ela é uma artista plástica e viajou em muitos países que ela visita de bicicleta e sozinha. Rute Norte publica as crónicas das viagens e as fotografias no site oficial e no Instagram.

Durante as suas viagens, ela tira fotografias sozinha com um tripé e uma contagem regressiva. Runa prepara as suas viagens meses antes, na preparação, ela prevê: os bilhetes de avião, o transporte de bicicleta, os mapas e a reserva dos hotéis. Ela nunca enfrentou graves problema e nunca sofreu ferimentos durante as viagens.

Para se lavar, carregar o telemóvel, comer, ela tem uma reserva no hotel como disse anteriormente onde trata da logística. Sua primeira viagem foi à Austrália em 2003. Pela primeira vez experimentou andar de bicicleta para descobrir novos horizontes e gostou.

Na sua carreira de artista, o prémio italiano é o prémio de que mais se orgulha particularmente.

Suas pinturas estão à venda e sua obra mais apreciada pelos fãs é Momento Mori que significa: "lembra-te que vais morrer". Podemos descobrir suas obras em exposições temporárias ou no site oficial (ver o link abaixo).

Ela inspira-se de alguns artistas como Katherine Bradford, Howard Hogkin ou Portia Zvavahera.

Mais uma vez agradecemos a gentileza e disponibilidade de Rute Norte no âmbito da entrevista e do nosso encontro nos castelo de São Jorge, em Lisboa, em março de 2023.

Para descobrir a obra artística e as aventuras de bicicleta de Rute Norte, aconselhamos uma visita ao site oficial que forrnece muita informação e uma galeria das pinturas da artista. 

https://rutenorte.com/

Rute Norte pelas estradas de São Tomé


Comentários