Parque das Nações

Primeiro dia

Chegamos a Lisboa às 7h da manhã (diferença horária de uma hora com a França). O trajeto entre Petit-Quevilly e Lisboa conta 1820 longos quilómetros que nos deixaram bastante cansados mas que não esfriaram o nosso entusiasmo em visitar a capital portuguesa. Começamos a visitar o Parque das Nações logo pela manhã, o tempo estava cinzento mas ameno.

O bairro chamado "Parque das Nações" foi totalmente reabilitado por ocasião da grande Exposição de 1998. Este evento internacional em que várias centenas de países participaram pretendia promover a preservação das espécies e dos oceanos modernizando destarte um dos bairros pereféricos mais abandonados de Lisboa. Logo a abrir tiramos uma fotografia de grupo ao lado da mascote do Oceanário o Vasco.

O que é que resta hoje do acontecimento? Primeiro o centro comercial Vasco de Gama ( em que aproveitamos para comprar umas lembranças), a torre Vasco de Gama ponto de partida para o teleférico que proporciona uma visão panorâmica sobre a zona da Exp., o Oceanário, a Gare do Oriente...

Também vimos todas bandeiras das Nações do mundo entre o pavilhão Atlântico (hoje uma sala de espetáculos) e do Oceanário. Depois do almoço enquanto uns dormiam à beira do Tejo aproveitando para levar um banho de sol, os outros andaram de teleférico.

Almoçamos por volta do meio-dia e em seguida fomos jogar futebol debaixo de um sol quente, estavamos em mangas curtas como se fosse o verão e a entrega em campo não deixava transparecer o facto de termos andado 25 horas de autocarro na véspera.

As 15h fomos visitar o Oceanário de Lisboa. Ficamos muito impressionados pela diversidade das espécies presentes no conjunto das áreas. o principal destaque foi para as lontras e para o impressionante peixe-lua mas também para os tubarões, as raias ou os cavalos marinhos.

No fim da tarde, nós chegámos à pousada de juventude. Andamos às voltas pela Marginal para dar com o prédio da pousada mas là chegamos.