Entrevista a José Afonso




Entrevista imaginária a José Afonso.

- Bom dia! Sou jornalista do Diário de Notícias e estou a fazer uma reportagem sobre a sua obra e o 25 de Abril. É verdade que o senhor viveu com os seus tios?

-Sim é verdade, vivi com os meus tios em Aveiro até os 3 anos porque os meus pais estavam em África.

-Onde o senhor morou durante a sua infância?

-Vivi em muitos lugares como em Moçambique, Angola, Belmonte, Coimbra e Aveiro.

-Quando começou a cantar?

-Comecei a cantar em 1940, no liceu D. João III, em Coimbra.

-Qual é o título do seu primeiro disco?

-O nome do meu primeiro disco é “Baladas de Coimbra”.

-Porque teve problemas com a PIDE?

-Tive problemas com a Pide nomeadamente porque comecei a desenvolver uma intensa actividade anticolonialista...

-Como se tornou um símbolo da resistência democrática?

-Porque a minha canção “Grândola Vila Morena” teve um papel importante durante o 25 de Abril.

-Como José Afonso viveu o 25 de Abril?

-Fiquei contente porque a ditadura em Portugal terminou. Mas sou realista e sabia que todas as galinhas quereriam um lugar no poleiro...

- Obrigado pela entrevista!

-Foi com muito gosto.

Entrevista inventada pelos alunos de 3ème 4 de Petit Quevilly.

Secretária: Laura, Coordenador: Julien; Amélia, Florian, Harmonie, Noémie, Vânia.

Comentários